Restaurando nossos móveis antigos

moveis-restauradosBom dia, queridos!
Não era a ideia falar sobre móveis antigos hoje, mas não saiu da cabeça a conversa que tive ontem com uma amiga querida. Ela está reformando a casa e tem uma sala de jantar antiga, linda e está pensando em restaurar o buffet que alguns também chamam de balcão). A sala de jantar na casa da minha mãe era parecida, e também na casa de parentes e amigos. Ao ver a sala, vieram boas e doces lembranças e fiquei pensando o que faria, se fosse minha.
Claro que cada casa é uma casa… De repente, a sala de jantar pode ter mesa e cadeiras bem contemporâneas e pode entrar em cena um buffet antigo muito colorido! Ou ter a sala toda antiga e renovar com um clareamento, com uma patina lavada. Nesse caso, a madeira tem de estar em boas condições porque essa patina mostra todas as imperfeições.
Outra ideia seria uma patina descascada, fica lindo! Ou, pintar toda ela de uma mesma cor, o que acho que é uma grande tendência.
moveis-restauradosFiz uma pesquisa e consegui lotar uma pasta com dezenas de imagens. Vou mostrar uma pequena seleção e talvez ajude a minha amiga com alguma ideia e quem sabe tem uma leitora do blog pensando em transformar um móvel também???   Os móveis também podem mudar de função… O louceiro pode virar roupeiro, o guarda roupas virar biblioteca, a escrivaninha, um aparador!

moveis-restaurados
moveis-restaurados
moveis-restaurados
moveis-restaurados
moveis-restaurados
moveis-restaurados
moveis-restaurados
moveis-restauradosDescobri esse site, Ateliando, só de móveis antigos pintados. Se quiserem espiar, tem muitas ideias.

moveis-restaurados
moveis-restauradosAcho fundamental manter em casa alguns móveis e objetos com nossa memória afetiva. Isso faz com que a gente “pertença” ao lugar, faz com que a casa tenha a nossa cara. Seja um buffet, uma cadeira, alguns detalhes que contem a nossa história. Vocês sentem isso, assim como eu?
Espero que tenham gostado!
Um ótimo fim de semana!
Beijo, Malu

Imagens: allthingsshabbyyandbeautiful; 7.Neza Cesar; 9.Etsy; 10.decorology; 11 e 12. Ateliando

This entry was posted in Arquitetura, Moveis restaurados and tagged , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*

Você é humano?

*

  • Publicidade